Previa-se um jogo equilibrado e uma deslocação difícil a São João da Madeira, para defrontar a equipa local da Sanjoanense, e foi isso mesmo que aconteceu, num jogo com emoção até ao fim.
A equipa do Sampaense entrou determinada a vencer este jogo, com Desmond Ringer imperial no jogo interior, começando com um parcial de 4-10. Reagiu bem a equipa da Sanjoanense, que acabou mesmo por vencer o primeiro quarto por 23-19.
No segundo quarto a equipa da Sanjoanense manteve-se mais eficaz e limitou o Sampaense à marcação de apenas 12 pontos, o que fez com que a equipa da casa fosse para o intervalo a vencer por 11 pontos de diferença (42 – 31).
No terceiro quarto a Sanjoanense aumentou a vantagem, que chegou a ser de 19 pontos por volta dos 25 minutos de jogo.
Com quinze minutos para jogar, o Sampaense arregaçou as mangas e aumentou a intensidade defensiva, conseguindo um parcial nesse terceiro quarto de 16-26 que fez com que chegasse à entrada do último quarto a perder por apenas um ponto (58-57)
O quarto período foi o mais equilibrado, com alternâncias na liderança do marcador. A cerca de 40 segundos do final, Rodrigo Lima, base da Sanjoanense, penetra para o cesto e converte um lançamento de costas, colocando a sua equipa a vencer por 3 pontos. Na resposta, o base do Sampaense Skyler Hogan aproveita o bloqueio do seu colega de equipa Desmond Ringer e converte um triplo de bem longe, a cerca de dois metros da linha de três pontos, empatando o jogo a 76 – 76. Depois de um desconto de tempo pedido pelo treinador da Sanjoanense, a equipa local falha um lançamento triplo a cerca de 15 segundos do final, com ressalto de Pedro Santos, permitindo ao Sampaense dispor do último ataque do jogo. Com apenas 5 segundos para jogar, o poste Desmond Ringer recebe a bola fora da linha de três pontos, simula o lançamento perante a aproximação de um defesa, mete um drible com a mão esquerda e lança e converte o seu único triplo da partida, colocando o Sampaense com 3 pontos de vantagem com apenas 1 segundo para jogar. Apesar disso, a Sanjoanense reagiu e colocou rápidamente a bola no seu poste Scott Plaisance, já após o meio campo, que sofre falta de Diogo Gonçalves quando toca a buzina, indo para a linha de lance livre para apenas dois lançamentos, o que significava que o Sampaense já não iria perder esta partida. Tendo aquele marcado um dos lances livres, o Sampaense venceu por dois pontos, 77 – 79.
O Sampaense conseguiu assim a sua primeira vitória nesta época, depois de ter perdido os dois primeiros jogos com, presumivelmente, as duas equipas mais fortes da Zona Norte.
Destaque na equipa do Sampaense para as prestações individuais de Desmond Ringer, que fez um duplo-duplo (24 pontos, 21 ressaltos, 3 assistências e 4 desarmes de lançamento, com 49,5 de valorização), Skyler Hogan, também com duplo-duplo (31 pontos, 11 ressaltos, 5 assistências e 3 roubos de bola) e Pedro Santos (17 pontos, 3 ressaltos, 2 assistências e 1 roubo de bola).
Pode ver o jogo aqui e consultar a estatística aqui.
Amanhã o Sampaense desloca-se a Queluz para defrontar o CBQueluz em jogo a contar para a Taça de Portugal.