shopping-bag 0
Items : 0
Subtotal : 0,00
View Cart Check Out

Histórico

SAMPAENSE BASKET é uma secção da Sociedade Recreativa Lealdade Sampaense (SRLS), instituição particular de solidariedade social com sede na localidade de São Paio de Gramaços, concelho de Oliveira do Hospital. Esta secção foi criada estatutariamente no ano de 2005, tendo por objetivo acompanhar e desenvolver a modalidade dentro da Instituição SRLS.

Ainda sob a égide da Sociedade Recreativa Lealdade Sampaense, a modalidade “Basquetebol” teve o seu arranque com as primeiras inscrições na Associação de Basquetebol de Coimbra (escalões de Minis, infantis e cadetes) no ano de 1993.

Na época de 95/96, foi criada a primeira equipa sénior que disputou o campeonato da 2.ª divisão (antiga 3.ª divisão). Na época 98/99 a equipa sénior classificou-se no 2.º lugar, dando azo a que na época seguinte disputasse o primeiro campeonato da 2.ª divisão A.

Na época desportiva 2000/2001 a equipa sénior ascendeu à 1ª divisão nacional, vencendo a zona Norte na finalíssima, a 12 de Maio, ao bater em Aveiro o Galitos. Ainda no mesmo mês, mais concretamente a 18, o Sampaense faz história no seu concelho ao tornar-se Campeão Nacional da 2.ª divisão, ao vencer em Barcelos a Universidade dos Açores por um escasso ponto; momento marcante no historial da Instituição ao adquirir com brilhantismo o seu primeiro troféu.

Na época 2003/2004, mais concretamente a 12 de Junho, vence categoricamente o 1.º Campeonato da Proliga em Sangalhos, depois de ter feito 2-0 em S. Paio de Gramaços, fazendo assim 3-0 (à melhor de 5 jogos), batendo nessa época um recorde de 19 vitórias consecutivas.

Na época 2004/2005, depois de se ter classificado na fase regular no segundo lugar e não perdendo qualquer jogo no seu reduto, passa ao play-off, vencendo por 3-1 na final o Basket de Almada, tornando-se assim Bicampeão Nacional da Proliga.

Na época 2005/2006, classificou-se na 3.ª posição da fase regular e disputou os play-off, atingindo assim a final que veio a disputar com CP Esgueira, vencendo os dois jogos em S. Paio de Gramaços para no fim de semana seguinte perder o 3.º jogo em Esgueira, vencendo no entanto o 4.º que lhe permitiu sagrar-se novamente Campeão Nacional.

Na época 2006/2007, o Sampaense Basket classificou-se na fase regular no segundo posto para nos play-off ultrapassar Sangalhos e Illiabum, chegando assim pela quarta vez consecutiva à final com o Vitória de Guimarães, onde foi vencido por 3-0, mas deixando uma boa imagem perante um digno vencedor.

Na época 2007/2008, o Sampaense Basket viveu a sua pior época desde que foi criada a Proliga, tendo-se qualificado para os play-off em 8.º lugar, caindo aos pés do S. L. Benfica na primeira eliminatória dos mesmos.

Na época 2008/2009, o Sampaense Basket garantiu a subida à Liga Portuguesa de Basquetebol, após ser finalista vencido da Proliga, por 3-1, frente ao Illiabum.

Na época 2010/2011, o Sampaense Basket foi vencedor do Grupo C do torneio António Pratas, perdendo depois nas meias-finais, mas no final da época a equipa garantiu a permanência na LPB, conseguindo o 9.º lugar na fase regular do campeonato.

Na época 2011/2012, o Sampaense Basket foi apurado para a Final 8 da Taça de Portugal, onde conseguiu ser semifinalista; perdeu então com a Académica de Coimbra pelo que não conseguiu chegar à final. No entanto, no final da época a equipa garantiu a permanência na LPB, conseguindo o 10º. lugar na fase regular do campeonato.

Na época 2012/2013 o Sampaense Basket foi apurado para a Final 8 da Taça de Portugal, onde conseguiu ser semifinalista. Perdeu aí com o Benfica e não conseguiu chegar à final. No final da época a equipa garantiu a participação no play-off da LPB, conseguindo o 6.º lugar na fase regular do campeonato e caindo nos quartos-de-final da competição frente à Académica de Coimbra.

Na época 2013/2014, atingimos as meias-finais dos play-off da LPB, onde perdemos com o Benfica, tendo ficado em 3.º lugar na classificação final. No torneio António Pratas, no início dessa época, conseguimos marcar presença na primeira final oficial da LPB após derrotar a equipa do Benfica, perdendo depois na final frente à Ovarense.

Na época 2014/2015, o Sampaense Basket viu-se obrigado a formar uma equipa com jogadores muito jovens, devido a restrições orçamentais, não conseguindo manter-se na Liga (terminou em 11.º lugar). Na época seguinte (2015-2016) militou na Proliga, tendo acabado por também descer de divisão.

Na época seguinte, 2015-2016, o Sampaense Basket militou na Proliga, tendo tido uma época atípica, com vitórias contra as equipas mais fortes e derrotas contra as equipas mais fracas, tendo acabado, devido à forma de contabilização de pontos nesse campeonato, por descer de divisão.

Na época passada, 2016-2017, o Sampaense Basket participou na Liga Portuguesa de Basquetebol, fruto da apresentação da respectiva candidatura junto da FPB, o que permitiu colocar o Sampaense Basket no lugar onde já esteve durante muitos anos e conseguiu dar maior visibilidade aos seus patrocinadores e à região. No entanto, a época acabou por não ser muito conseguida em termos desportivos, tendo o Sampaense ficado em 11º lugar e descido de divisão.

Na presente época, 2017-2018, o Sampaense vai militar na Proliga, tendo como objectivo ascender novamente à Liga Portuguesa de Basquetebol.

O Sampaense Basket é também um clube formador, tendo cerca de 75 atletas inscritos em todos os escalões de formação. Temos treinadores qualificados e todos os demais meios humanos e materiais necessários para uma formação de qualidade. Prova disso é o facto do Sampaense Basket se encontrar certificado como Escola Portuguesa de Minibasquete.

Nos Verões de 2014, 2015, 2016 e 2017 organizámos o “Sampaense Basket Campus”, um campo de treinos para aperfeiçoamento técnico dos jogadores de formação.

Temos também uma preocupação social, desenvolvendo ações em parceria com diversas instituições particulares de solidariedade social.