Esgueira vence Sampaense em casa
As prestações positivas do Esgueira/OLI traduziram-se este fim-de-semana em vitórias, já que a formação de Aveiro bateu, em casa, o Sampaense Basket por 76-67. Com este triunfo os esgueirenses aproximaram-se ainda mais da luta por objetivos mais ambiciosos na zona norte da Proliga, interrompendo simultaneamente um ciclo muito positivo que a formação de S. Paio de Gramaços estava a viver.
Se a superioridade do Esgueira durante o 1º tempo não foi muito acentuada – venceu os dois períodos por 16-13 – no recomeço da etapa complementar a formação da casa quase garantiu a vitória. Com um parcial de 30-19 nos primeiros 10 minutos da 2ª parte, o conjunto liderado por Paulo Silva fez disparar a diferença pontual para os vinte pontos (65-45), colocando-se numa posição muito favorável para somar uma vitória que viria a confirmar-se.
A equipa da casa utilizou a linha de três pontos como uma das suas principais armas ofensivas: 13 triplos convertidos (39%), bem como controlou a luta das tabelas (34-27). De referir ainda a importância dos jogadores que saltaram do banco e que contribuíram com 22 pontos.
O Sampaense mostrou-se mais forte nas áreas próxima do cesto (20 vs 10 pontos no pintado), conseguiu mais pontos em contra-ataque (19 vs 12 pontos), mas esteve infeliz nos tiros de longa distância (2/12 – 17%).
A exibição bastante completa de Renato Loio (22 pontos, 7 ressaltos e 6 assistências) foi importante para o êxito do Esgueira, bem como as prestações de André Occhialini (11 pontos e 8 ressaltos) e Miguel Oliveira (11 pontos e 6 ressaltos).
Tal como é habitual, Hélder Carvalho (20 pontos e 6 ressaltos) somou mais uma exibição positiva, mas nem com a ajuda de Eugénio Silva (15 pontos e 2 ressaltos) e Diogo Gonçalves (12 pontos, 7 ressaltos e 4 assistências) conseguiu manter a equipa na senda das vitórias.