shopping-bag 0
Items : 0
Subtotal : 0,00
View Cart Check Out

Notícias

Sampaense faz imperar o factor casa

Na ronda de domingo do campeonato da Proliga, o Sampaense Basket bateu, em casa, a Academia do Lumiar pela diferença mínima (74-73). Um triunfo que ajuda o vencedor a afastar-se dos lugares da cauda da tabela classificativa do Grupo B da competição da Proliga.

A incerteza quanto ao vencedor do jogo disputado em S. Paio de Gramaços manteve-se até aos segundos finais do encontro, isto depois de um domínio repartido entre Sampaense e Academia do Lumiar. Nenhuma delas conseguiu uma vantagem pontual na casa das dezenas, o que demonstra bem o quanto equilibrado foi este jogo.

A 15 segundos do final a Academia parecia estar muito próxima da vitória (73-70), o Sampaense reduziu da linha de lance-livre (72-73), mas um comprometedor turnover, após um desconto de tempo proporcionou a reviravolta no marcador. Um roubo de bola de Eugénio Silva a 7 segundos terminou num afundanço que fixou o resultado final favorável à equipa da casa.

O conjunto de S. Paio de Gramaços foi bem sucedido nos lançamentos de curta e média distância (26/43 – 61%), em parte porque dominou o jogo dentro do pintado (44 vs 28 pontos). Os visitados forçaram o seu adversário a cometer 20 turnovers e somaram 18 pontos em situações de contra-ataque. Hélder Carvalho somou mais um duplo-duplo (17 pontos e 12 ressaltos), embora tenha sido Diogo Gonçalves, autor de 19 pontos, o melhor marcador do Sampaense.

Já a Academia utilizou a linha de três pontos (10/33 – 30%) como arma ofensiva, ainda que tenha dominado a luta das tabelas (43/24), sendo que 16 ressaltos foram conquistados na tabela ofensiva. Não espanta que tenha contabilizado 16 pontos em segundos lançamentos, fruto da sua presença na tabela ofensiva. Fantástica exibição de Nuno Monteiro (36 pontos, 5 ressaltos e 2 assistências) e destaque ainda para o duplo-duplo registado por Bendito Suca (13 pontos e 11 ressaltos).

Autor: Carlos Seixas, Fonte FPB

Leave a Reply